Novo Código de Ética Médica

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

O Diário Oficial da União trouxe em 01/11/2018 o novo Código de Ética Médica (CEM), que entrará em vigor em abril de 2019. O Conselho Federal de Medicina (CFM) atualizou a versão anterior, em vigor desde 2009, incorporando artigos que tratam de assuntos relacionados às inovações tecnológicas, em comunicação e nas relações em sociedade, mas mantendo os princípios deontológicos da profissão. Dentre eles, estão: o absoluto respeito ao ser humano e a atuação em prol da saúde do ser humano e da coletividade, sem discriminações.

 

A revisão da principal norma de conduta dos médicos atende a uma necessidade natural e permanente em função dos avanços inerentes à evolução tecnológica e científica da medicina.

Entre os destaques, está artigo que deixa mais claro, por exemplo, os limites para uso das redes sociais pelos profissionais. Assim, esse tema que era regulado especificamente por uma resolução passa a integrar o corpo do Código de Ética Médica.

 

Primeiro Código – No Brasil, o primeiro Código de Ética Médica foi publicado em 1867, inspirado no Código de Ética Médica da Associação Médica Americana. Desde então, os regulamentos mantêm o compromisso de sustentar, promover e preservar o prestígio profissional, proteger a união da categoria, garantir à sociedade padrões de prática e estabelecer valores, deveres e virtudes profissionais.

O último trabalho de revisão do Código havia sido realizado em 2007 sobre um documento que vigorava há quase duas décadas. Após quase dois anos de estudos preparatórios, com comissões estaduais e nacionais multidisciplinares, consulta pública pela internet e cerca de três mil propostas de modificação, quase quatro centenas de médicos, delegados de toda a Federação, revisaram e atualizaram o CEM, que vigorará até abril de 2019, quando será substituído pela versão publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.

Acesse, aqui, o novo Código de Ética Médica.

Para mais detalhes a respeito, clique no link a seguir: CFM.

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Agende uma consulta

Luiz Alberto Pôrto - Doctoralia.com.br